Pular para o conteúdo principal

Começo, meio e fim de uma SPRINT


Dentro de uma empresa , quando se aplica uma metodologia ágil, o objetivo é melhorar a gestão e melhorar o planejamento dos projetos.
O SCRUM é uma metodologia ágil, que vem ganhando forças, e cada vez mais vem sendo utilizados nas empresas.
Sendo assim, os projetos são subdivididos em ciclos menores, que são chamados de Sprints.
Uma Sprint se inicia com uma reunião de planejamento, onde conta com a participação do Product Owner,  Scrum Master e o Time. Nesta reunião o Product Owner relaciona as tarefas, normalmente já priorizadas, e apresenta ao time.
Bom ate ai tudo bem, mas será que conseguimos estimar as atividades corretamente, ou seja, será que temos a percepção de identificar se uma ou mais história podem vir a comprometer uma sprint?  Imagino que a maioria diria que sim, porem, acho que devemos considerar alguns pontos importantes, por exemplo:
·         O time possui um nível de conhecimento ou experiência nivelado?

·         O time consegue manter o foco, garantindo a execução das histórias e o andamento das tarefas?

·         Todos respeitam conceito de DONE, nas conclusões das histórias?

·         Nas reuniões de Daily meeting, são esclarecidas todos os problemas e impedimentos, sem declararem a famosa frase , “só falta um detalhezinho...” ?

Esses são alguns dos itens que me pergunto durante uma sprint, acho que devemos nos preocupar em aplicar a teoria ou aprimorar o modelo corretamente, mas temos que nos preocupar com a aceitação, a execução e os resultados dos integrantes do SCRUM. Só assim teremos um final de sprint de sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sprint Review ( Reunião de revisão )

Bom como o nome ja diz, a Sprint Review, esta relacionado à uma revisão da sprint. A reunião pode variar de acordo com a equipe, mas alguns pontos são relevantes . È extremamente necessário se preparar para a reunião de revisão. Durante a reunião deve ser apresentado as histórias que foram ou não desenvolvidas na sprint. Para ser evitar situações contrangedoras é necessário ser testado e validado todas as funcionalidades no ambiente de apresentação. Executar os testes automatizados, com isso evita alterações ou comportamentos indesejados, por exemplo alguma nova funcionalidade incluída recentemente , faz com que alguma outra parte do sistema pare de funcionar. Sempre apresentar as funcionalidades desenvolvidas no proprio sistema, não é recomendado apresentar atraves de slides ou videos, a apresentação diretamente no sistema , faz com que o PO tenha mais  segurança no produto. Durante a reunião , podem surgir novas ideias ou ou melhoria para o produto. por isso é sempre bom t...

Iniciando no SCRUM

A implantação do SCRUM em uma empresa envolve várias situações que devem ser consideradas para que o processo ágil seja atingido com sucesso. Abaixo relacionei alguns pontos que julgo importante: Acredito que um dos principais pontos é o comprometimento com o projeto, ou seja, que o esforço e a preocupação de atingir os objetivos, sejam unânimes; A integração do P.O.(Product Owner) e o Time também é considerado muito importante, pois, garante o sincronizo imediato com o P.O.(Product Owner) caso seja necessário tirar alguma dúvida relevante, assim, garantindo que a história seja finalizada por completa, sem nenhuma duvida na implementação da funcionalidade ou regra de negócio; Outra participação fundamental é a do Scrum Master, pois é ele quem vai garantir que o processo ágil seja cumprido seguindo todos os passos, ou seja, é ele quem deve cuidar dos impedimentos que são apresentados pelo time através do daily meeting , fazendo com que ...

Papéis do Scrum (Product Owner, Scrum Master, Time)

No início da adoção do Scrum, demora um pouco pra conseguirmos encaixar os papeis e colocarmos em pratica os papéis seguindo os processos de acordo com as regras. por isso resolvi falar um pouco, sobre os papéis de uma forma resumida e objetiva e tentar esclarecer um pouco mais sobre cada função. Time : O time é responsável por garantir o desenvolvimento e a entrega da sprint. O time deve conter características de disciplina, auto-gerenciamento e o comprometimento por parte de todos,  normalmente o time é composto de no máximo 10 pessoas. Scrum Master : Deve garantir que a equipe seja funcional e produtiva, deve remover os impedimentos encontrados durante o desenvolvimento da sprint o mais rápido possível. também deve garantir o uso do Scrum, ou seja, garantir que o time siga os valores  e práticas do scrum, e cuidar para que seja aceito somente a quantidade de tarefas que a equipe possa realmente entregar, de acordo com a velocidade do time. Product Owne...